Brasil lidera lista de pássaros ameaçados

passaro brasileiro

Segundo o relatório, no Brasil, 122 espécies de pássaros correm o risco de desaparecer. A Indonésia tem 115 espécies ameaçadas e o Peru tem 93.

O relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, divulgado nesta quinta-feira, aponta o Brasil como o país com maior número de espécies de pássaros ameaçadas de extinção em todo o mundo.

Quanto aos mamíferos ameaçados, o Brasil fica em quarto lugar, com 82 espécies. A Indonésia lidera a lista, com 183 espécies, seguida pelo México, com 100, e a Índia, com 96 mamíferos.

Em todo o mundo, mais de 800 espécies de animais e plantas já foram extintas nos últimos 500 anos e cerca de 17 mil espécies correm risco de desaparecer.
Pelo menos 869 espécies foram completamente extintas ou extintas em seu habitat, mas o número pode chegar a 1.159 se forem consideradas as 290 espécies classificadas como possivelmente extintas, que formam parte do grupo de espécies criticamente em perigo.
Cerca de 17 mil espécies estão ameaçadas de extinção, incluindo anfíbios, mais de um em cada oito pássaros e quase um quarto de todos mamíferos, de acordo com a lista.
Na Europa, 38% das espécies de peixe estão ameaçadas e no leste da África este número chega a 28%.  No mar, a pesca excessiva, mudanças climáticas, espécies invasoras, desenvolvimento da costa e poluição respondem pelas ameaças.
Seis das sete espécies de tartarugas marinhas estão ameaçadas de extinção, assim como 27% das 845 espécies de corais. Outras 20% das espécies de corais estão quase ameaçadas de extinção, segundo a Lista Vermelha.
Os pássaros marinhos também estão mais ameaçados do que os pássaros terrestres, com 27,5% das espécies em extinção, em comparação com 11,8% dos pássaros terrestres.
A principal causa de extinção e ameaça das espécies terrestres é a destruição de habitats por agricultura, exploração de madeira e desenvolvimento. A caça insustentável é a segunda maior ameaça aos mamíferos, atrás da perda de habitat.

11 Comentários

  1. eu tenho o maior respeito a natureza,,,tenho visto alguns pássaros bem diferentes q as xx pousam em meu quintal,e vem da matinha aqui perto,preciso mais informações de espécies das minas gerais,onde posso encontrar ,vídeos,livros a respeito!!!obrigado!!

  2. thalyssa disse:

    oi eu e minha prima em contramos um passarinho e a gora mesmo estamos cuidando dele

  3. julia disse:

    mngnnyt guhbngtbf

  4. julia disse:

    hutghdc hgfn bjirf4hhb

  5. Os pássaros são mais ameaçados no aqui no Brasil.

  6. o planeta terra,é eminentemente dependente biiológico;ou seja tudo tem relação com todos;assim as plantas os animais , enfim a biodiversidade,é economa, desruir um inseto, acarreta um aciidente ecológico;de pequena proporção,é claro, mas é:no sistema educacional, que é falho, ensina-se o ba bá, e naõ ensina -se o respeito à natureza;com rarissimas execeções, se vê um Professor, chamar os alunos para estas questões tao cruciais e IMPORTANTES, JÁ DESDE OS PRIEIROS ANOS DE ESCOLA!!!;É LAMENTAVEL QUE ISTO OCORRA!pensem nisso???

    • é um grande pecado contra a natureza;que cometemos ao extinguir uma espécie;é uma agressão a nós mesmos,que fazemos coscientemente!!!pensem nisso???

  7. Muito triste vêr essa destruição das matas… Temos que preservar a natureza, será q o homem já não viu as consequências tristes q isso está causando? Enfim, pensem nas crianças q estão vindo, deixa a natureza ai, para eles admirarem… Deus nos deu a natureza linda, vamos preserva-la!!!

Deixe um comentário


3 + = 5