Bigodinho

bigodinho

Também conhecido como, Estrelinha, Cigarrinha (Minas Gerais), tem o tamanho médio de 11cm.

O macho apresenta a parte superior do corpo negra, no alto da cabeça há uma estria branca e uma risca que corre sob cada olho parecendo um bigode, bico negro. A parte inferior do corpo é levemente cinza claro e, sob sol forte, pode parecer branca, a garganta é negra. A fêmea e o jovem são pardos, a parte inferior mais é clara, são mais esguios, bico relativamente pequeno e com tom amarelado, principalmente na parte inferior. Íris escura, tarsos acinzentados e bico preto. Vive em pares e espalhados.

Alimentação
Alpiste, Painço Amarelo, Painço Verde, Painço Vermelho, Painço Branco, Senha e Niger e verdura como Pepino, o Milho Verde, a Chicória, o Almeirão e a Couve.

Reprodução

A reprodução é muito fácil em viveiros arborizados do que em gaiolas.

Gaiolas de Metal: São mais fáceis de limpar; suas partes podem ser colocadas em cândida ou banho de desinfetante de tempos em tempos, para completa higienzação. Há poucas frestras o que facilita o controle de eventuais insetos e parasitas.Para a criação, sugere-se mesmo os gaiolões de metal. Pois são mais fáceis de limpar (e a higiene é fundamental para o sucesso em tirar filhotes).

Ninhos: Aceita perfeitamente ninhos em forma  de taça de  8,5 cm  de diâmetro.

Postura e Nascimento: Faz ninho em forma de taça onde põe 2 a 3 ovos que eclodem após 13 dias de incubação.

Cuidados e dicas de Manejo: Há alguns cuidados gerais que devem ser atendidos para que o sucesso seja completo. São eles: Trocar a água todos os dias. Mesmo quando ela parece estar limpa, é necessário trocá-la, pois evitamos assim de que o Bigodinho pegue uma doença por algum fungo ou bactéria por bebedouros sujos ou mal lavados.

Trocar alimentação constantemente, de maneira que elas não fiquem muito tempo no comedouro. Elas podem juntar fungos e ácaros. A melhor alternativa é colocar porções pequenas de maneira a trocá-las todos os dias.

Coloque, de vez em quando, uma banheirinha com água, para o pássaro se banhar. Todo Bigodinho gosta de tomar banho. Mesmo no frio, eles precisam da água para o banho (e fique tranquilo, pois o pássaro sabe quando ele pode tomar banho e quando ele não pode).

Deixe um comentário


6 + = 8